Beber batidos verdes (green smoothies) durante a gravidez

pregnancy_greens

Sendo que na gravidez a forma como se alimenta vai ajudar de forma determinante o desenvolvimento do seu bebê, o que pode fazer para se certificar de que você e o seu bebê são tão saudáveis ​​quanto possível durante as 40 semanas?

Durante toda a gestação, é importante que dê ao seu corpo uma grande variedade de nutrientes, proteínas, ácido fólico, cálcio, ômega 3 , magnésio, toneladas de vitaminas e muito mais! Os batidos verdes (green smoothies) têm uma abundância destes nutrientes que são úteis para o seu bebê crescer e para si. Sendo que é recomendável que coma 4-6 pequenas refeições durante o dia (em vez dos tradicionais três refeições), os batidos verdes são ideais para incluir numa dessas refeições.

Para ajudá-la a usar os melhores ingredientes, vamos neste artigo fornecer-lhe uma lista de nutrientes e alimentos importantes, uma lista de alimentos/coisas a evitar e uma receita de um batido verde para experimentar fazer.

Vamos a isso?

Nutrientes essenciais para a gravidez

ÁCIDO FÓLICO
Conseguir uma boa dose de ácido fólico é bom para todos os tipos de produção de células saudáveis. É especialmente importante durante o primeiro mês de gravidez.

As folhas verdes (especialmente espinafre e couve ), Morangos, Beterraba.

CÁLCIO
O cálcio ajuda a criar ossos e um coração saudável, e o seu bebê precisa de ambos! Privilegie a obtenção de cálcio proveniente de alimentos que não os lácteos.

As folhas verdes (especialmente a couve), leite Amêndoas / amêndoas, sementes de sésamo e de linhaça.

FIBRA
Comer alimentos com fibra irá ajuda-la a manter o seu intestino a funcionar regularmente durante a gravidez, bem como reduzir a sua pressão arterial. A fibra é boa para o bebê, mas é ainda melhor para si!

As folhas verdes (especialmente a couve), framboesas, canela, pera, Sementes de linhaça, sementes de cânhamo, beterraba, cenoura, laranjas, morangos.

FERRO
O ferro tem a função de manter o seu sangue saudável e também em impulsionar o seu sistema imunológico, algo tão necessário durante a gravidez.

As folhas verdes estão cheias de ferro (especialmente espinafre e acelga).

Dica: melhora muito a absorção do ferro das folhas verdes, se colocar acrescentar umas gotinhas de sumo de limão fresco ao seu batido.

PROTEÍNA
A proteína ajuda no desenvolvimento do corpo do seu bebê, que acontece durante o segundo e terceiro trimestre.

As folhas verdes (especialmente espinafre, acelga), abacate, amêndoas/ leite de amêndoas, proteína e/ou sementes de cânhamo.

OMEGA 3
O nossos cérebros são muito delicados e precisam de ser nutridos de forma adequada,  especialmente no seu desenvolvimento no útero. Consumir ômega 3 é uma das melhores maneiras de ajudar o cérebro do seu bebê, e pode experimentar fazê-lo de outras maneiras além de peixe.

Sementes de chia, sementes de linhaça, nozes.

MAGNÉSIO
O magnésio é necessário para o crescimento e reparação dos tecidos, e os tecidos de ambos estão trabalhando horas extras durante a gravidez.

As folhas verdes (especialmente espinafre e acelga), água de coco.

POTÁSSIO
Potássio faz uma variedade de coisas para o seu corpo: mantém o equilíbrio de eletrólitos, envia impulsos nervosos , ajuda os músculos a contrair, e ajuda a capitalizar energia potencial a partir de gorduras , proteínas e carbohidratos. Quem não precisa de um impulso de energia durante a gravidez?

As folhas verdes (especialmente espinafre e acelga), beterraba, cenoura, banana, abacate, água de coco.

VITAMINA B6
Muitas vitaminas do complexo B são úteis durante a gravidez, mas a vitamina B6 é a predileta! As duas coisas mais importantes que ela faz pelo seu bebé é criar novas células vermelhas do sangue e anticorpos e auxiliando no desenvolvimento saudável do cérebro.

As folhas verdes (especialmente espinafre e nabiças), banana, abacate, abacaxi, melão.

O que evitar durante a gravidez:

ALTAS DOSES DE ERVAS
O Coentro é um desintoxicante de metais pesados e a Salsa pode causar problemas na gestação. Não é necessário que evite todas as ervas, mas ter alguma atenção na quantidade e no seu uso.

FRUTAS E VEGETAIS NÃO LAVADOS
Podem existir pesticidas nocivos e produtos químicos nos vegetais e nas frutas que não tenham sido devidamente lavados.

EXCESSO DE CAFEINA
Isto normalmente não é um problema nos batidos verdes, a menos que estiver a usar chá verde como base líquida dos seus batidos. Use-o com moderação.

Nota: usar com muita moderação ou evitar igualmente o cacau cru, que pode ser demasiado estimulante.

Uma palavra de aviso! Os batidos verdes e uma alimentação saudável são coisas importantes que pode fazer durante a gravidez, mas evite fazer uma limpeza ou detox (mudanças drásticas nos hábitos alimentares podem causar uma desintoxicação também). Se o seu corpo começa a desintoxicar durante a gravidez, em seguida, essas toxinas desagradáveis ​​vai deixar o seu corpo de qualquer maneira possível, inclusive por meio da placenta e para o seu bebê. Fazer uma limpeza do corpo é algo importante a fazer, mas certifique-se de a faz quando o seu bebê não é dependente de si.

RECEITA
Batido verde bebé

ingredientes

Ingredientes
* 1 chávena de espinafres frescos
* 1 banana
* 1 chávena de morangos e framboesas
* 2 colheres de sopa de sementes de chia
* 1 colher de sopa de sementes de cânhamo descascadas
* 2 chávenas de leite de amêndoas ou água

.
.

Junte todos os ingredientes no copo da liquificadora e bata até estar tudo bem misturado.
E voilá! Está pronto para beber com muito prazer!

batido verde bebe

 

Recomendamos também que veja:

*o fantástico site http://alimentacaointeligente.blogspot.pt/ da brasileira Malu Paes Leme, cheio de dicas e informações sobre alimentação viva e natural.  Ela está atualmente grávida e está a partilhar o seu dia a dia na gravidez.

* o artigo interessante sobre os 8 melhores alimentos de origem vegetal para consumir na gravidez (em inglês): http://www.sunwarrior.com/news/the-top-8-vegan-foods-for-pregnancy/

* receita de batido verde (a transbordar de ferro!) http://holisticsaffron.com/iron-boosting-smoothie-recipe-safe-for-babies-pregnant-and-nursing-mamas/

* o livro Your Vegetarian Pregnancy: a month by month guide to health and nutrition (em inglês).

Este artigo foi inspirado e adaptado de http://simplegreensmoothies.com/tips/pregnant