Na cozinha viva com a Optimum 9400 da Froothie

optimum 9400 Froothie

Quando se pratica uma alimentação viva, o liquidificador é o equipamento que mais se utiliza para confeccionar a maioria das refeições, razão pela qual percebi bem cedo na minha experiência pessoal (ao estragar quatro liquidificadores no espaço de dois anos) que é imprescindível ter uma maquina boa com um motor de alta potência que corresponda a esse uso diário. 

Desde 2010, quando adquiri a Vitamix (um liquidificador de alta potência bastante popular na América entre os amantes da alimentação viva), que esta tem sido uma fiel companheira na cozinha e se mantido em perfeito funcionamento mesmo depois de todos estes anos de uso constante.

Fiquei muito lisonjeada pelo convite da Froothie em conhecer o seu liquificador Optimum 9400, pois além de já ter ouvido falar da marca, tinha muita curiosidade de saber dos seus equipamentos e em testa-los na minha cozinha.

No último mês a Optimum 9400 recebeu lugar de destaque, permitindo-me dar largas à minha imaginação culinária. Tendo usado a Vitamix por 6 anos, foi natural o impulso de comparar a performance das duas máquinas. E a Optimum 9400 revelou-se estar apta ao desafio, de tal forma que durante este tempo não senti falta da Vitamix!

Fiquei bastante surpreendida com a qualidade, rapidez e facilidade de uso da Optimum 9400. Ter um equipamento que acompanha a inspiração é bastante estimulante! É uma maquina muito versátil que me permitiu criar vários tipos de receitas (como batidos, sumos, leites vegetais, patés, sopas, molhos, manteigas de frutos secos, gelados, sobremesas) que irei partilhar no site durante os próximos meses.

Coisas que gostei na Optimum 9400:

  • Eficiência e Velocidade: o conjunto de 6 laminas de aço inoxidável (a Vitamix tem 4) aliado à velocidade do motor (44.000 rpm em comparação com 37.000 rpm da Vitamix) faz com que a Optimum 9400 seja muito rápida e eficiente a triturar os ingredientes. Na alimentação viva isto é algo muito importante pois quanto mais tempo a maquina está a trabalhar, mais os ingredientes aquecem e perdem nutrientes. Com a Optimum o resultado final são smoothies (batidos) por exemplo, muito aveludados e com uma textura homogénea em poucos segundos. 
  • 1 jarro único para triturar ingredientes secos e misturar ingredientes líquidos: na Optimum 9400 o mesmo jarro tem a capacidade de triturar/partir e liquidifica/misturar (a Vitamix apresenta um jarro diferente para ingredientes secos e outro para ingredientes liquidos). Isto é uma grande mais valia pois além de se poupar dinheiro, usa-se apenas um único jarro para esta receita, da tarte viva http://amocomidaviva.com/tartevivacocoframboesas/ por exemplo.
  • Botão Pulse: a Optimum 9400 tem um botão do lado esquerdo chamado Pulse/Pulsar  (o botão do meio é o regulador de velocidade – com 10 velocidades e o botão direito o de ligar e desligar). Este botão permite cortar/triturar em pedaços maiores os ingredientes. Só funciona quando pressionado pelo que permite ter mais controle no processamento. Além disso, se premirmos o botão durante mais tempo, funciona com uma potência turbo extra. Este botão foi uma boa surpresa pois na minha Vitamix o botão da esquerda é apenas um botão turbo (não existe a função Pulse) e que pode ficar on mesmo com a maquina desligada no botão ligar/desligar. Se acontece que ligo a maquina assim, esta inicia na velocidade máxima e faz sair por fora e espalhar pelo balcão todo o conteúdo do jarro.
  • Custo acessível: consideravelmente mais barata que a Vitamix, a Optimum 9400 apresenta um preço excelente pela sua qualidade e durabilidade (5 anos de garantia ou 10 anos – opcional). Além disto a Froothie tem uma garantia de reembolso que permite devolver a Optimum 9400 até 30 dias, se não se ficar satisfeito.

Um extra que gostei particularmente: a Optimum 9400 vem acompanhada de um Coador de Pano para se fazer leites vegetais e um Livro (inglês) com mais de 80 Receitas, a maioria delas de comida viva.

Fiquei muito bem impressionada com a Optimum 9400. É uma mais valia e um excelente investimento para qualquer cozinha viva.


O Amo Comida Viva em parceria com a Froothie, oferece um desconto exclusivo de 20€, disponível na compra de uma Optimum 9400 (ou 9200A). Basta usar o código Amo-Optimum-20, no final da compra no site da www.froothie.pt

Nota: para que está no Brasil pode ter acesso ao cupão de desconto ao fazer a sua encomenda no site http://froothieinternationalstore.com/

cupao optimum


Recomendo também que veja o site da Froothie para conhecer outros equipamentos como slowjuicers e desidratadores, igualmente importantes de ter numa cozinha crudivora.

Aqui está a sugestão de um Smoothie (batido) usando a Optimum 9400.