Sobremesa fresquinha de chia com morangos

doce de chia com morangos

A chia é daquelas sementes que tenho sempre em casa. Super rápida de preparar e muito versátil, utilizo em várias receitas como por exemplo, na água morna com limão de manhã, no batido verde, em molhos para saladas, em sopas, sobremesas, etc.

Esta receita que pode ser consumida como sobremesa num jantar especial ou refeição do dia a dia (afinal todos as refeições podem ser especiais!) ou pode também ser um pequeno-almoço ou mesmo um snack a meio da manhã ou da tarde.

Mas antes da receita o que é a chia afinal?
A chia é uma semente que apresenta propriedades nutritivas especiais e foi muito consumida por civilizações antigas (como a Asteca no México), principalmente por quem precisava de força e resistência física. A sua composição nutricional e respectivos benefícios para a saúde, são conhecidos desde aquela época.

O seu efeito mucilaginoso (o de absorver e reter água) devido à alta concentração de fibras, torna a chia interessante para quem procura emagrecer, posto que quando se consome reduz a sensação de fome.
Além da fibra, na sua composição a chia tem:
* cálcio (5x mais que o leite de vaca);
* magnésio;
* potássio;
* proteína (é uma fonte de proteína completa, que fornece todos os aminoácidos essenciais que o ser humano precisa);
* e ômega-3 (é uma das mais ricas fontes conhecidas, tanto animal quanto vegetal. Possui teor muito maior do que o encontrado na linhaça).

Entre os muitos benefícios encontra-se: a regulação do funcionamento intestinal e da pressão sanguínea, a protecção contra doenças cardiovasculares, o ajudar a controlar a pressão arterial elevada e o diabetes, ser uma excelente opção para celíacos (pois é isenta de gluten), prevenir o envelhecimento precoce e melhorar a imunidade do organismo. (Artigos consultados esteeste e este)

A chia pode ser encontrada hoje em dia em qualquer supermercado na secção de produtos dietéticos e naturais. Pode também encomendar online aqui.

Doce de chia com morangos

Ingredientes (serve 6 pessoas)

* 3 colheres de sopa de sementes de chia
* 1 lata de leite de coco
* 3 colheres de sopa de mel (pode ser usado também açucar de coco ou xarope de acer)
* 1/2 kg de morangos biológicos
* sementes de cânhamo descascadas para polvilhar (opcional)

Misturar numa tigela com uma espátula ou colher grande as sementes de chia com o leite de coco. Quando estiver tudo bem envolvido, adicionar o mel e mexer novamente bem. Levar ao frigorífico pelo menos durante 15 minutos. Vai ver começar a formar-se um gel. Quanto mais tempo deixar estar, mais a chia vai absorver o liquido e inchar (pode fazer esta receita no dia anterior ou com algum tempo de antecedência).

Lave e reserve 1/4 dos morangos. Corte os restantes em pedaços. Retire o doce do frigorífico e coloque os morangos cortados e o doce alternadamente em taças de sobremesa. No final coloque alguns morangos inteiros e polvilhe com sementes de cânhamo descascadas e um fio de mel.

Servir imediatamente ou coloque a sobremesa um pouco no frigorífico para ficar mais fresquinha!

Apreciar com um hummmm de prazer! :)