Sumo “Bom Despertar”

Sumo Bom Despertar

Quando me perguntam qual a máquina que recomendo para quem quer começar na alimentação viva, não tenho dúvidas em recomendar a compra de um liquidificador de alta potência. É de longe a máquina que mais se utiliza na confecção das receitas do dia a dia e além disso é versátil ao ponto de servir como trituradora e também de fazer sumos (chamado suco no Brasil).

Pode parecer um processo demorado mas é até bastante fácil: os ingredientes vão para o copo misturador (sem muita necessidade de cortar em pedaços muito pequenos), adiciona-se um pouco de água ou não, bate-se e depois com um coador de pano (chamada panela furada no Brasil) divide-se o liquido da polpa – e o sumo está pronto.
No final é só lavar o copo da misturadora e o coador de pano com um pouco de sabão neutro e água.

Os sumos podem levar ingredientes tão variados quanto aquilo que encontrar no seu frigorífico.

Aqui ficam algumas dicas para fazer sumos no liquidificador:

  • colocar as frutas ou vegetais mais líquidos (exemplo do pepino e do talo do aipo – salsão) na parte de baixo do copo misturador.
  • colocar meia chávena de água, apenas o suficiente para ajudar os ingredientes a misturarem-se.
  • o sumo feito no liquidificador necessita de ser bebido imediatamente ou no tempo máximo de 15 minutos.
  • a polpa final pode ser adicionada ao composto (as plantas vão agradecer) ou depois usadas em bolachas vivas ou sopas.
  • para prevenir consumir açúcar (das frutas) em excesso, privilegiar o uso de frutas mais ácidas como a maçã e citrinos e usar mais vegetais de folha verde (couve, espinafres, acelgas, salsa, etc.)

Sumo Bom Despertar

Normalmente gosto de fazer um sumo logo pela manhã, antes de ingerir qualquer alimento. Por se coar o sumo, fica um liquido muito concentrado em vitaminas, minerais e outros fitonutrientes. Quando bebido em jejum ele é imediatamente absorvido pelo organismo em poucos minutos.

Sempre que posso gosto de colocar no sumo germinados – para mim eles são a definição mais pura de consumir vegetais frescos e por serem extremamente ricos em nutrientes (aminoácidos, antioxidantes, vitaminas do tipo A, B e C).

Os germinados são extremamente fáceis de fazer crescer em casa. Mas para quem quiser comprar, já se encontram disponíveis em qualquer supermercado biológico. Eu gosto muito da variedade e qualidade dos BioVivos (em Portugal).

Para este sumo, usei os germinados de sementes de girassol que tem um sabor muito suave e agradável.

germinados de sementes de girassol

Ingredientes

Maçã, cenoura, aipo, pepino, gengibre e germinados de sementes de girassol Biovivos.

Bater no liquidificador (usei o Optimum 9400 da Froothie)

Coar usando um coador de pano.

sumo bom despertar

E está pronto para ser bebido.

 


O Amo Comida Viva em parceria com a Froothie, oferece um desconto exclusivo de 20€, disponível na compra de uma Optimum 9400 (ou 9200A). Basta usar o código Amo-Optimum-20, no final da compra no site da www.froothie.pt
P
ara quem está no Brasil pode ter acesso ao cupão de desconto ao fazer a sua encomenda no site http://froothieinternationalstore.com/